Alunos do Curso de Engenharia Mecânica vencem desafio de aerodinâmica

Data de publicação: 9 de outubro de 2014. Categoria: Notícias

Os estudantes Dyego Ramses, Jamil Abdalah e João Paulo Costa, do Curso de Engenharia Mecânica da UFC, venceram uma competição que mistura aerodinâmica e criatividade, realizada na última quarta-feira (8), no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra. Chamada de “Red Bull Gravity Challenge”, a disputa desafiava estudantes a desenvolverem um equipamento para permitir que um ovo “aterrissasse” intacto no chão, após ser jogado de uma altura de 12 metros. Além do estado do ovo, a criatividade do equipamento e a performance da equipe também contaram na avaliação. Após as inscrições, 10 equipes foram selecionadas para a disputa.

Com o nome de “Cornélio”, a engenhoca desenvolvida pelos estudantes da UFC levou cerca de três semanas para ficar pronta. Ela consiste em uma espécie de cápsula no formato de um pequeno touro vermelho, em referência ao nome do desafio. O interior é revestido com espuma de isolamento acústico e o lado de fora com espuma vinílica acetinada (EVA).

“Pensamos primeiro em um touro saltando de paraquedas e depois fomos pensando em como proteger o ovo dentro do equipamento”, explica Dyego Ramses, um dos estudantes responsáveis pelo projeto. Um dos “segredos” do equipamento é um contrapeso, permitindo que, ao tocar o solo, o ovo role até a parte da frente, reduzindo o impacto.

APRENDIZADO – Ramses afirma que o êxito no desafio é fruto do conhecimento absorvido no dia a dia da Universidade. “Junta tudo, porque utilizamos conhecimentos que vêm da sala de aula, dos projetos de extensão e dos laboratórios”, diz.