Curso de Arquitetura da UFC é sétimo melhor do País, segundo Ranking Universitário Folha

Data de publicação: 9 de setembro de 2014. Categoria: Notícias

O curso de Arquitetura e Urbanismo obteve o melhor posicionamento entre os cursos da UFC indicados no pelo Ranking Universitário Folha (RUF) 2014. O levantamento deste ano aponta a graduação como a sétima melhor do Brasil.

Engenharia Química (14º), Engenharia Civil (17º) e Engenharia Elétrica (20º) e também figuram entre os 20 primeiros colocados em suas áreas Veja no fim do texto a lista completa dos cursos do CT e suas respectivas colocações no RUF.

ENTENDA O RANKING – O ranking por curso é feito com base em dois indicadores principais: avaliação do mercado (medida pelo desempenho da instituição em uma pesquisa feita com 1.970 responsáveis pela contratação de profissionais no mercado) e qualidade de ensino, que é dividido em quatro subindicadores: proporção de professores com mestrado e doutorado,
nota no Exame Nacional de Estudantes (Enade), proporção de professores com dedicação integral e parcial e ainda uma pesquisa feita com 611 professores escolhidos pelo Ministério da Educação para analisar a qualidade de cursos superiores.

Foram avaliados os cursos de 2.134 instituições de ensino superior públicas e privadas de todo o País agrupados em 40 áreas de graduação com o maior número de ingressantes no País Este ano, os indicadores referentes à opinião do mercado de trabalho e à qualidade de ensino foram unificados, compondo uma única lista ante as duas que havia anteriormente. O ranking completo está disponível no site do RUF.

Colocação de cursos do CT avaliados pelo RUF:

Arquitetura e Urbanismo – 7º
Engenharia Química – 14º