Estudantes de Engenharia vencem Desafio Universitário de Termomecânica

Data de publicação: 8 de janeiro de 2015. Categoria: Notícias

O projeto de dois estudantes de Engenharia da UFC venceu o Desafio Universitário de Termomecânica 2014, na categoria Soluções Inovadoras. A ideia de uma barra de apoio feita de cobre e voltada para o ambiente hospitalar é de autoria dos universitários João Vitor Benevides de Castro, do quinto semestre de Engenharia Civil, e Gustavo Saboia Silveira, do sétimo semestre de Engenharia Metalúrgica. A estrutura diminui o risco de contaminação dentro dos banheiros dos hospitais, em função das propriedades antimicrobianas do metal.

A dupla foi classificada em primeiro lugar entre estudantes de universidades públicas e privadas de todo o País e recebeu o troféu, o diploma e o prêmio durante cerimônia realizada em novembro. O júri do concurso considerou a ideia dos universitários “uma grande contribuição para a saúde pública por se tratar de uma solução para o ambiente hospitalar, que é altamente propenso à contaminação bacteriana”. O Desafio Universitário de Termomecânica objetiva a criação de novos produtos com aplicações do cobre.

A partir da observação das instalações hospitalares, especificamente dos banheiros de uso comum a pacientes, funcionários e visitantes, João Vitor e Gustavo decidiram propor a alternativa de uma barra retrátil de cobre em substituição às que são utilizadas atualmente.

“Como a principal característica das ligas de cobre antimicrobiano é a capacidade de eliminar microrganismos, esse material já vem sendo usado na prevenção de infecções hospitalares. Nessa mesma linha, pensamos nessa adaptação das barras de apoio instaladas nos banheiros”, explica João Vitor.

Com essa parceria interdisciplinar, os dois universitários elaboraram o projeto escrito e o desenho tridimensional da estrutura e agora pretendem patentear a ideia. Segundo João Vitor, eles tiveram contato com o ramo da Engenharia Clínica na graduação, área destinada a aperfeiçoar a infraestrutura de hospitais que pode se tornar uma opção de especialização na carreira do estudante. “Estamos no meio do curso e a Engenharia, de modo geral, tem um campo de atuação flexível”, afirma.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Centro de Tecnologia – fone: 85 3366 9602