Intercâmbios entre CT e instituições de ensino francesas são renovados até 2016

Data de publicação: 8 de janeiro de 2015. Categoria: Notícias

Foram renovados, por mais dois anos, os programas de convênio firmados pelo programa Brafitec (Brasil/France Ingénieur Technologie) entre os cursos de Engenharia do Centro de Tecnologia (CT) da UFC e as Instituições de Ensino Superior na França.

Anualmente, são enviados estudantes da UFC para 26 centros de formação em Engenharia pertencentes aos grupos: Institut Mines-Télécom; Institut de Technologie de Troyes – Troyes (ITT); École Arts et Métiers ParisTech; École IT Sud Paris; École Superieure d’Électricité (Supélec); Instituts Nationaux des Sciences Appliquées (INSA) e Écoles Centrales.Os professores do CT selecionam os alunos para intercâmbio por até 10 meses. Em contrapartida, a UFC recebe os estudantes franceses em seus cursos de graduação.

O edital nº 21/2014 da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) aprovou 42 novos projetos em todo o País, e o edital nº 31/2012 renovou outros 16.

“O CT continua a ter a participação em sete projetos Brafitec por mais dois anos a partir de janeiro de 2015. Ficamos na expectativa de continuarmos avançando e melhorando as parcerias e a dinâmica do fluxo dos estudantes de nossa escola e daquelas dos parceiros”, afirma o diretor adjunto de Relações Interinstitucionais do CT, Prof. João César Moura Mota.

De acordo com a Capes, o Brafitec é uma cooperação bilateral entre o Brasil e a França para firmar parcerias universitárias nas especialidades das engenharias, favorecendo o intercâmbio de estudantes de graduação ao aproximar a estrutura, conteúdos curriculares e metodologias de ensino nos dois países.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Centro de Tecnologia – fone: 85 3366 9602