Programa Duplo Diploma

No contexto da cooperação franco-brasileira, os programas de duplo diploma possibilitam aos melhores alunos ingressarem em um estabelecimento parceiro no exterior por um período determinado a fim de lá efetuarem parte de seus estudos. À conclusão desse curso, os estudantes são diplomados pelas duas instituições. Além dos aspectos acadêmicos e profissionais, esse intercâmbio representa uma aventura humana e cultural enriquecedora para os estudantes e, para as instituições de ensino, oferece uma formação de alto valor agregado aos seus alunos.

Os primeiros duplos diplomas franco-brasileiros datam do início dos anos 2000. Existem hoje 70 diplomas introduzidos por 13 instituições brasileiras e 38 instituições francesas. Eles ilustram o interesse dos estabelecimentos de ensino superior de reforçar e de facilitar a cooperação internacional. Os cursos de engenharia foram pioneiros na criação desses programas: na França, as Ecoles Centrales mostraram-se particularmente ativas. (Fonte: CenDoTeC – Centro Franco-Brasileiro de Documentação Técnica e Científica)

No Centro de Tecnologia, há convênios de Duplo Diploma com as seguintes instituições:

  • Instituts Nationaux des Sciences Apliquées (INSA)
    Coordenador: Prof. Carlos Estevão Rolim Fernandes
    Fone: (85) 3366 9470
    E-mail: estevao@ufc.br
  • Ecole Supérieure d’Electricité (SUPELEC)
    Coordenador: Prof. Luiz Henrique Silva Colado Barreto
    Departamento de Engenharia Elétrica
    Fone: (85) 3366 9651
    E-mail:lbarreto@dee.ufc.br
  • Télécom Paristech (INSTITUT MINES-TÉLÉCOM)
    Coordenadores: Prof. Walter da Cruz Freitas Junior (walter@gtel.ufc.br) e Prof. Yuri Carvalho Barbosa Silva (yuri@gtel.ufc.br)
    Departamento de Engenharia de Teleinformática
    Fone: (85) 3366 9470 (ramal 1013)
  • Groupe D’ecoles Centrales
    Coordenador: Prof. Hosiberto Batista De Sant’ana
    Departamento de Engenharia Química
    Fone: (85) 3366 9611 ramal 28
    E-mail: hbs@ufc.br