Departamento de Arquitetura e Urbanismo e Design

LABCAD – Laboratório de Computação Gráfica

Este laboratório está equipado com computadores e softwares voltados para os cursos de graduação em Arquitetura, Urbanismo e Design.

Responsável Técnico: Eduardo Valente
Endereço: Av. da Universidade, 2890 – CEP 60.020-181 – Campus do Benfica – Fortaleza/CE
Fone: (85) 3366.7497
Horário de funcionamento: segunda à sexta, das 08h00 às 12h00 e das 13h00 às 17h00.

E-mail: labcad@arquitetura.ufc.br

 

Atelier Digital

Este laboratório está equipado com computadores e softwares voltados para os cursos de graduação em Arquitetura, Urbanismo e Design.

Responsável Técnico: João Vitor Benevides
Endereço: Av. da Universidade, 2890 – CEP 60.020-181 – Campus do Benfica – Fortaleza/CE
Fone: (85) 3366.7490
Horário de funcionamento: segunda a sexta das 13h00 às 17h00 e das 18h00 às 22h00.
E-mail: atelierdigital@dau.ufc.br

 

Oficina Digital

​Este laboratório de fabricação está equipado com maquinas e ferramentas para modelagem de protótipos dos alunos dos cursos de Arquitetura, Urbanismo e Design.

Responsável Técnico: George Barros
Endereço: Av. da Universidade, 2890 – CEP 60.020-181 – Campus do Benfica – Fortaleza/CE
Fone: (85) 3366.7490
Horário de funcionamento: segunda a sábado das 08h00 às 12h00 e das 13h00 às 17h00.

E-mail: oficinadigital@dau.ufc.br

 

Laboratório de Estudos em Arquitetura e Urbanismo

Este laboratório está equipado com computadores e impressora. Os principais usuários deste laboratório são os alunos da graduação.

Coordenador: Prof. Luiz Renato Bezerra Pequeno
Endereço: Campus do Benfica – Av. da Universidade, 2890 – CEP 60020-181 – Fortaleza – CE
Fone: (85) 3366 7496 / (85) 9969 0589
Fax:  (85) 3366 7491
E-mail: dauct@ufc.br / renatobp@secrel.com.br

 

Laboratório de Crítica em Arquitetura, Urbanismo e Urbanização (LoCAU)

O Laboratório de Crítica em Arquitetura, Urbanismo e Urbanização (LoCAU ) investiga a produção e o consumo do espaço na contemporaneidade segundo a perspectiva crítica e histórica das manifestações socioespaciais da arquitetura, do urbanismo e da urbanização.

As análises consideram a multiescalaridade da produção e consumo do espaço; as dinâmicas socioespaciais da urbanização contemporânea; a relação entre o turismo, a urbanização e a arquitetura; a crítica à arquitetura e ao urbanismo contemporâneos no contexto local e sua relação com a produção nacional e internacional; a crítica às intervenções em edifícios modernos, sua documentação e conservação; assim como estudos críticos sobre a evolução e produção de tipologias arquitetônicas.

O LoCAU foi criado para fortalecer o curso de pós-graduação (mestrado já aprovado) em Arquitetura, Urbanismo e Design da UFC, e acolher as pesquisas a serem desenvolvidas pelo corpo discente. Embora o LoCAU constitua um ambiente para discussão teórica e crítica, incorpora também a importância do projeto e da intervenção no espaço com o intuito de criar subsídios para a melhoria da qualidade da arquitetura e do urbanismo no âmbito local.

Coordenador: Ricardo Alexandre Paiva
Endereço: DAU – Av da Universidade, 2890 – Campus do Benfica
Fone: 33667494
Email: paiva_ricardo@yahoo.com.br; locauufc@gmail.com

 

Laboratório de Iniciativa em Design Social

No contexto contemporâneo faz-se necessário despertar no aluno do curso de Design a possibilidade da aplicação do seu conhecimento a serviço de uma sociedade mais inclusiva e equânime.

Assim, o Varal é um laboratório que tem como objetivo reunir ensino, pesquisa e extensão em iniciativas que atendam demandas onde o Design possa ser aplicado para solucionar problemas sociais. Propõe atrelar as atividades de ensino e pesquisa às demandas da sociedade, ao qualificar a formação básica do estudante para atuar junto à comunidade em situações reais a partir do estudo de metodologias de pesquisa-ação, prototipagens, e projetos de extensão universitária.

O debate recorrente em torno da relação entre as potencialidades tecnológicas e sociais do Design para resolver problemas em ambientes considerados informais, tem promovido uma intensa procura por alternativas simples, econômicas e sustentáveis que possam ser reproduzidas em diferentes contextos e por indivíduos não especializados. Com o propósito participativo e horizontal, identificados os problemas e soluções conjuntamente, se ressalta a relevância dos cidadãos e estudantes como agentes políticos na atuação e transformação do espaço comum.

Coordenador: Anna Lúcia dos Santos Vieira e Silva.
Endereço: Departamento de Arquitetura e Urbanismo – Av. da Universidade, 2890 – Campus do Benfica
Fone: (85) 3366-7491
E-mail: varaldesignsocial@gmail.com / annalucialilu@gmail.com

 

Laboratório de Estudos da Habitação / LEHAB

Frente ao reconhecimento de que as condições de moradia refletem as desigualdades como o espaço urbano tem sido produzido, este laboratório tem como objetivo a realização de estudos e pesquisas sobre a temática da habitação, dentro de uma perspectiva histórica e compreendida de forma mais ampla, segundo os diferentes agentes da produção: o Estado, o setor imobiliário formal, os movimentos sociais organizados e as formas espontâneas conduzidas por setores excluídos.

Em seus estudos, destacam-se como temas específicos: a compreensão das condições de desenvolvimento institucional nas diferentes esferas de governo; as interrelações entre as políticas urbana e habitacional; o predomínio do projeto sobre o processo de planejamento; as transformações ocorridas nos movimentos sociais urbanos vinculados à questão da moradia; a interferência da localização dos empreendimentos residenciais na estruturação do espaço e as condições de inserção urbana dos mesmos considerando a disponibilidade de infraestrutura urbana, serviços e equipamentos sociais;

As práticas de urbanização de assentamentos precários e os instrumentos voltados para a regulação urbanística; a qualidade do projeto urbanístico e arquitetônico desde suas relações com o entorno imediato, à definição dos elementos da forma urbana, seu conteúdo programático, à diversidade tipológica, às condições de mobilidade, dentre outros aspectos; o desenvolvimento de análises e proposições associadas à acessibilidade na moradia, nos espaços públicos e nos equipamentos de uso coletivo; a formulação de diretrizes voltadas para a escala do planejamento urbano e das políticas públicas ao desenvolvimento, assim como de proposições a melhoria do projeto urbanístico e arquitetônico visando contribuir com melhoria na qualidade de vida do usuário no atendimento às suas necessidades e anseios. O laboratório também se constitui num espaço para a experimentação e prática de metodologias de planejamento participativo, sempre com o intuito de aproximar e integrar o usuário às práticas de planejamento e projeto.

No LEHAB também se realizam pesquisas de doutorado e mestrado desenvolvidas por pós-graduandos do Programa de Pós-graduação em Geografia, onde o seu coordenador atua como professor permanente. Através de recursos dos projetos de pesquisa, o LEHAB reúne grupo de pesquisadores e bolsistas doutorandos, mestres, mestrandos e graduandos. Além disso, o laboratório tem acolhido alunos de graduação com bolsas de iniciação científica e de extensão, os quais em alguns casos prosseguem até o Trabalho Final de Graduação. Além dos equipamentos de uso pessoal dos pesquisadores vinculados a este laboratório, o mesmo possui como equipamentos: 4 computadores desktop; 5 notebooks, Impressora HP, mobiliário de escritório suficiente para 15 pesquisadores, armários, assim como mesa de reunião.

Endereço do LEHAB: Avenida da Universidade, 2890 / Telefone 33667897
Coordenador: Luis Renato Bezerra Pequeno
Endereço residencial: Rua Vicente Leite, 2121, apto 301
Fone: 32249784 / 99690589; Fax: 33667491
Email: renatopequeno@gmail.com