Parcerias internacionais para Engenharia de Teleinformática e Engenharia Metalúrgica são aprovados pela Capes

Data de publicação: 8 de janeiro de 2015. Categoria: Notícias

O Comitê Francês de Avaliação da Cooperação Acadêmica e Científica com o Brasil (Cofecub) e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) aprovaram a continuidade do intercâmbio científico entre  o curso de Engenharia Metalúrgica e École Normale Supérieure de Cachan (ENS- Cachan) e o início da cooperação entre o curso de Engenharia de Teleinformática e Universidade de Nicesophia Antipolis (UNS).

O Programa CAPES-COFECUB provê, por até quatro anos, recursos como bolsas de estudos mensais para doutorado sanduíche, deslocamento ou passagem aérea, instalação do pesquisador estrangeiro, entre outros. De acordo com as duas instituições, a finalidade principal é a formação de recursos
humanos de alto nível nos dois países.

Um dos projetos entre pesquisadores franceses e brasileiros no CT é intitulado “Comportamento mecânico e acústico de materiais poliméricos reciclados suportados em fibras naturais”. O trabalho teve início em 2012,
sob coordenação do Prof. Enio Pontes de Deus, do Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais e do Prof. Ahmed Benallal, da École Normale Supérieure de Cachan e foi renovado por mais dois anos.

Conforme a apresentação da pesquisa, “O projeto trata do comportamento mecânico e acústico de materiais poliméricos suportados em fibras naturais e estudos relativos à sua degradação’. Os testes averiguam a viabilidade do uso de fibras naturais em estruturas para o transporte ferroviário, automotivo, aeroespacial, a produção industrial de geração de energia, petróleo e gás e tubulações para a construção civil. Eles são feitos no Laboratório de Mecânica e Tecnologia (LMT/ENS-Cachan) e no Laboratório de Mecânica da Fratura e Fadiga (LAMEFF/CT/UFC) e outros centros de estudos associados. Os engenheiros franceses buscam alternativas para reciclar objetos industriais, como automóveis, e os brasileiros investigam formas de aproveitar as fibras naturais comuns no Nordeste.

Já os pesquisadores de Teleinformática na UFC e na Universidade de Nicesophia Antipolis (UNS) buscam aplicações de processamento de sinais e de informação para a Saúde, desenvolvendo métodos e equipamentos terapêuticos com auxílio da Engenharia Biomédica. Prof. João César Moura Mota e Prof. Gérard Favier coordenam a cooperação internacional. Em março de 2014, professor Favier esteve na UFC para ministrar curso a alunos e professores Departamento de Teleinformática.