Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em: Português

Universidade Federal do Ceará
Centro de Tecnologia

Área do conteúdo

Calendário Universitário 2024 é aprovado; com 200 dias, próximo ano letivo terá início em 26 de fevereiro

Data de publicação: 23 de novembro de 2023. Categoria: Notícias

Com 200 dias letivos no total (100 para cada semestre), o Calendário Universitário de 2024 da Universidade Federal do Ceará foi aprovado pelo reitor Custódio Almeida, em caráter de urgência, por meio de resolução ad referendum do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE).

Entre os destaques estão as datas de início e término de cada semestre, de matrícula para veteranos e alunos ingressantes, de eventos como os Encontros Universitários e a Feira das Profissões da UFC, esta última retornando após nove anos desde sua última realização.

O calendário define que o próximo ano letivo terá início em 26 de fevereiro, com o semestre 2024.1, que segue até 29 de junho. Após 30 dias de pausa, o semestre 2024.2 começa em 5 de agosto, indo até 9 de dezembro. As datas são válidas para os cursos semestrais de graduação presenciais e à distância e de pós-graduação stricto e lato sensu.

Veja o Calendário Universitário 2024 completo

A resolução estabelece ainda que a Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) está autorizada a apreciar e decidir acerca de eventuais alterações com relação a datas de eventos, solenidades e procedimentos administrativos presentes no calendário.

MATRÍCULA – Outras datas importantes definidas são os períodos de matrícula dos cursos de graduação presenciais para alunos veteranos. Para o semestre 2024.1, o período vai de 15 a 19 de janeiro, enquanto para o semestre 2024.2 a matrícula ocorre de 11 a 15 de julho.

Já para os novos alunos de cada semestre, ingressantes pelo Sistema de Seleção Unificada (SISU), a confirmação de matrícula nas coordenações dos cursos vai de 26 a 28 de fevereiro e de 17 a 22 de julho, a depender do semestre de ingresso do aluno.

COLAÇÃO DE GRAU – Os ciclos de colação de grau também já têm data definida pelo novo calendário. Para os formandos de 2023.2 dos cursos de Fortaleza, as solenidades ocorrerão de 16 a 18 de janeiro. Para os cursos do Interior, o ciclo vai de 22 a 26.

Já o segundo ciclo de colação, voltado aos graduandos de 2024.1, vai de 23 a 24 de julho em Fortaleza e de 29 de julho a 5 de agosto para o Interior. Por fim, os graduandos de 2024.2 terão solenidades realizadas de 14 a 16 de janeiro de 2025, com o ciclo do Interior indo de 20 a 25 do mesmo mês.

FEIRA DAS PROFISSÕES – Evento que volta a figurar no Calendário Universitário é a Feira das Profissões da UFC. Sem ocorrer desde 2014, a Feira, que busca apresentar os cursos de graduação ofertados pela Instituição, será realizada de 22 a 24 de maio.

O evento é uma oportunidade de os estudantes pré-universitários e alunos do ensino médio conhecerem as possibilidades de carreira e estudo que a Universidade oferece, a partir de diálogos com alunos graduandos já veteranos. Mais informações serão divulgadas futuramente sobre o evento.

ENCONTROS UNIVERSITÁRIOS – Após retornar ao formato presencial neste ano, a próxima edição dos Encontros Universitários também já tem data marcada para ocorrer em 2024. O evento acadêmico, o maior realizado pela UFC, ocorrerá de 6 a 8 de novembro.

Concomitantemente aos Encontros Universitários, ocorrem também a X Mostra ICA, a XVI Semana de Humanidades e a XIV Semana de Tecnologia.

Outros detalhes sobre eventos e datas importantes podem ser conferidas no Calendário Universitário 2024.

Fonte: https://www.ufc.br/noticias/18374-calendario-universitario-2024-e-aprovado-com-200-dias-proximo-ano-letivo-tera-inicio-em-26-de-fevereiro
Acessar Ir para o topo