Arquiteto colaborador de Niemeyer palestra na Reitoria nesta sexta-feira

Data de publicação: 21 de agosto de 2015. Categoria: Notícias

Como parte das comemorações pelos 50 anos do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UFC, o Auditório da Reitoria (Av. da Universidade, 2853, Benfica) receberá nesta sexta-feira (21), às 17h, palestra do renomado arquiteto Glauco de Oliveira Campello, que foi colaborador de Oscar Niemeyer na construção de Brasília e em outros projetos arquitetônicos realizados na Itália. Na ocasião, Glauco falará sobre sua obra e, ao fim da palestra, lançará o seu Caderno de Arquitetura, nos jardins da Reitoria.

O livro é compilação de todos os projetos e obras do arquiteto, que também já foi presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Traz, ainda, comentários dos arquitetos Luiz Amorim, professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), e Lauro Cavalcante, do Iphan. “É um modernismo com dicção nordestina”, comenta o organizador do evento, Prof. Romeu Duarte, do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UFC, referindo-se à origem de Glauco Campello, natural do município de Mamanguape, na Paraíba.

“É uma honra muito grande para o Curso de Arquitetura e Urbanismo recebê-lo aqui”, considera Duarte, relembrando que, também no contexto comemorativo do cinquentenário do curso, a UFC já recebeu palestras dos arquitetos Álvaro Puntoni, professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (USP), e de Carlos Alberto Maciel, professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Fonte: Prof. Romeu Duarte, do Departamento de Arquitetura e Urbanismo – fone: 85 3366 7491