Artigos de alunos do Centro de Tecnologia são aprovados em congresso na China

Data de publicação: 3 de outubro de 2014. Categoria: Notícias

O Prof. José Capelo Neto, do Departamento de Engenharia Hidráulica e Ambiental da UFC, e alunos de graduação e pós-graduação das engenharias Civil, Ambiental e Química tiveram trabalhos aprovados no congresso da International Water Association (IWA) – Associação Internacional da Água,que acontecerá em janeiro de 2015 na cidade de Shenzhen, China.O congresso, que ocorre a cada dois anos, é um dos mais prestigiados pela diversidade e qualidade dos projetos presentados.

O objetivo central da IWA é discutir novas ideias e soluções para a recuperação de recursos úteis como nutrientes, energia e água em escala local e global, pela remoção de poluentes.

Um dos trabalhos, Fotocatálise heterogênea associada à adsorção em cerâmica modificada para remoção de ciprofloxacino, de Cristiano Brito e José Capelo Neto, trata da descontaminação da água por meio da remoção da substância ciprofloxacino, antibiótico mundialmente utilizado. O outro artigo, Desenvolvimento e aplicação de sistema de floco-flotação por ar dissolvido para tratamento da água de lavagem do filtro da ETA Gavião, de Karina Chaves, Manoel do Vale Sales e José Capelo, apresenta a criação de um novo sistema para a lavagem do filtro de uma Estação de Tratamento de Água (ETA) no estado do Ceará.

Os dois artigos a serem apresentados resultam de pesquisas na área de tratamento e reutilização da água. Mais informações estão disponíveis no site do evento.

Fonte: José Capelo Neto, do Departamento de Engenharia Hidráulica e Ambiental da UFC – fone: 85 3366 9180 / e-mail: capelo@ufc.br