Comitiva da UFC participa de Cúpula Universitária Global do Brics, na Rússia

Data de publicação: 26 de outubro de 2015. Categoria: Notícias

Terá início amanhã (27.10), na Universidade de Relações Internacionais de Moscou, a Cúpula Universitária Global, encontro entre representantes acadêmicos e chefes políticos do Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, o BRICS.

ft professor assis reduzidaA UFC faz parte da delegação brasileira com a participação do professor Francisco de Assis de Souza Filho, coordenador do Programa de Pós-Graduação Engenharia Civil: Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental, Departamento de Engenharia Hidráulica e Ambiental, e também do professor Joaquim Bento Cavalcante Neto, diretor executivo da Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) e docente do Departamento de Computação.

Durante três dias, serão reunidos mais de 400 participantes oriundos de 18 universidades brasileiras, 17 universidades indianas, 13 universidades chinesas e 8 universidades da África do Sul e 69 universidades russas. Uma das pautas da Cúpula internacional será a possibilidade de criação da Rede Universitária dos BRICS.

O encontro dos cinco países de economia emergente pretende estimular a cooperação científica entre centros de pesquisa e ensino, especialmente em seis áreas estratégicas: energias, tecnologias informáticas (IT), ecologia e mudanças climáticas, recursos aquáticos, poluição do ambiente.

Segundo o Reitor da UFC, Henry Campos, há perspectiva de convênios entre as universidades dos países do Brics. “É uma oportunidade rica para a troca de experiências entre as instituições de ensino de países que têm perfis e interesses semelhantes, além de servir para estreitar a relação entre as universidades”, pontua o Reitor.

Em março de 2014, o Centro de Tecnologia recebeu uma comitiva formada por professores de nove universidades russas, como a Southern Federal University, Rostov-on-Don (SFedU) e a Lomonosov Moscow State University, uma das sedes da Cúpula Global das Universidades. No encontro, os visitantes manifestaram interesse mútuo em intercâmbio de alunos.

Comitiva russa conhece pesquisas em Ciência e Tecnologia da UFC

O professor Francisco de Assis de Souza Filho dedica-se à pesquisa em Recursos Hídricos, com ênfase nos seguintes temas: alocação de águas, economia e planejamento dos recursos hídricos, clima e recursos hídricos, operação de reservatórios e qualidade da água.

Leciona no departamento de Engenharia Hidráulica e Ambiental da Universidade Federal do Ceará e coordena o Programa de Pós-Graduação em Recursos Hídricos, saneamento e geotecnia (POS DEHA). Antes de ingressar na UFC, presidiu a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos durante seis anos participou da implantação da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (COGERH), onde foi funcionário durante 13 anos.

Atualmente, o pesquisador é engajado em mais de dez instituições que elaboram estratégias de abastecimento de água para o País, como o Ministério de Integração Nacional, o Centro de Gestão e Estudos Estratégicos e a Rede CLIMA – Rede Brasileira de Pesquisas sobre Mudanças Climáticas Globais.

Foi escolhido como membro do Comitê de Assessoramento de Engenharia e Ciências Ambientais do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, como pesquisador associado da Universidade de Columbia em Nova Iorque e Diretor Columbia Water Center (CWC) no Brasil.

Com informações da Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC e da Agência Sputnik