Engenheiro graduado com melhor rendimento acadêmico é premiado pela Associação Brasileira de Metalurgia

Data de publicação: 18 de junho de 2015. Categoria: Notícias

Dedicação às aulas, bom relacionamento com professores e participação em programas de estudo podem render mais do que boas notas. Para o engenheiro metalúrgico recém-formado pela Universidade Federal do Ceará – UFC, Marcio José Gazelli Filho, o empenho lhe rendeu o título de melhor aluno da turma. Durante a faculdade, ele teve o Índice de Rendimento Acadêmico (IRA) máximo.

Como reconhecimento e forma de incentivo, Gazelli recebeu da Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração (ABM) o Prêmio Fabio Dècourt Homem de Melo, concedido anualmente aos melhores formandos dos cursos de Engenharia Metalúrgica, de Materiais e de Minas.

“O que fiz foi, simplesmente, ter foco e metas. Quando entrei na faculdade, meu objetivo era participar do intercâmbio entre a UFC e o grupo de Escolas Centrais na França e conseguir o Duplo Diploma. Para isso, fazia aulas de francês e espanhol, fui bolsista de Iniciação Científica e do PET (Programa de Educação Tutorial), além de manter uma planilha com simulações do meu IRA”, ensina ele.

Gazelli conquistou a vaga para o intercâmbio e estudou por dois anos em Nantes, na França. Lá, se formou em Ingénierie Généraliste (Engenharia Generalista). O curso, voltado para a multiformação profissional, contempla diversos campos da engenharia (civil, elétrica, mecânica, metalúrgica, de sistemas, etc.), além de empreendedorismo, finanças, marketing e economia. Ainda na França, conseguiu dois estágios numa multinacional: seis meses na unidade da empresa na China e outros seis meses nos Estados Unidos.

Para Jeferson Klug, professor adjunto do Centro de Tecnologia da UFC, o Prêmio ajuda a estabelecer uma importante rede de contato entre academia e indústria, além de mostrar aos estudantes que, quem se esforça, acaba sendo recompensado. “Márcio foi um dos melhores alunos que já passaram pelo nosso curso. Tanto que, imediatamente após sua formatura, foi contratado pela multinacional Magnesita”, declara o professor, orgulhoso.

Este ano, oito formandos já receberam o Prêmio, que existe desde 1998. Eles foram eleitos pelas próprias faculdades, de acordo com critérios internos.

Pela segundo ano consecutivo, um aluno do curso de Engenharia Metalúrgica recebe o Prêmio Fabio Dècourt Homem de Melo. No ano passado, foi escolhido o Rodrigo Alves Ramos. Também em 2014, o estudante José Raphael Olegário recebeu o Prêmio Inovação da ABM

Fonte: Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração (ABM)