Equipe da UFC participa de competição internacional de aeromodelismo

Data de publicação: 9 de outubro de 2014. Categoria: Notícias

Equipe da Universidade Federal do Ceará participará da Competição SAE Brasil Aerodesign, encontro que reunirá 95 equipes de universitários do Brasil e do exterior (Venezuela, México, Peru e Polônia) no período de 30 de outubro e 2 de novembro, em São José dos Campos (SP).

Trata-se de uma competição com o objetivo de promover a difusão e o intercâmbio de técnicas e conhecimentos de Engenharia Aeronáutica entre estudantes e futuros profissionais de engenharia da mobilidade.

As equipes têm o desafio de “projetar, construir e fazer voar uma aeronave radiocontrolada produzida em escala reduzida que tenha o menor peso, sem carga, e consiga levar a maior carga possível, desde que não ultrapasse 20 kg carregada”, explica o Prof. Carlos André Dias Bezerra, coordenador e orientador do projeto de extensão AEROMEC-Aero Design, da UFC.

A Competição SAE AeroDesign ocorre nos Estados Unidos desde 1986, numa iniciativa da Sociedade de Engenharia da Mobilidade (SAE, sigla oficial em inglês) International. No Brasil, passou a ser realizada em 1999 como parte do calendário de programas estudantis da SAE BRASIL.

Na UFC, o projeto de extensão SAE AroDesign foi retomado ano passado, após um período suspenso, sob a coordenação do Prof. Carlos André, e do vice-coordenador Prof. Pierre Lamary, ambos do Departamento de Engenharia Mecânica do Centro de Tecnologia.

A equipe de estudantes é formada por Alexandre Feitosa Agostinho (capitão), Eduardo Luiz Bezerra de Almeida (vice-capitão), Adriano de Sousa Câmara, Luiz Eurico Jucá Távora, Saulo Facundo, Victor Salvador Rocha, Gabriela Alves Lopes, Hiago Mendes Sousa Teixeira e Paulo Said de Castro Fonseca.

MODELO TESTADO – O Prof. Carlos André informa que o aeromodelo feito pelos alunos tem 1,85 m de envergadura, comprimento de 1,2 m e pesa 3 kg. “O projeto foi iniciado com uma extensa pesquisa bibliográfica e analisando as aeronaves de outras equipes. Em seguida, foi lido o regulamento detalhadamente, partiu-se para o desenho em softwareCAD (desenho assistido por computador), e a construção foi feita com materiais, tais como balsa, alumínio e compensado de madeira”, diz.

O aeromodelo já passou por cinco testes. “Os testes foram realizados com um piloto com vasta experiência em pilotagem de aeromodelos, no entanto foi notada a dificuldade em manter o protótipo no ar devido a grande diferença entre o nosso protótipo, que é pesado por levar carga e os aeromodelos, que são extremamente leves, mas ao final deu tudo certo”, diz o coordenador.

Ele esclarece que a participação da equipe na competição é financiada em parte pela UFC, e a outra parte é completada pelos próprios alunos. “Além dos patrocinadores, que geralmente fornecem ferramentas ou materiais, como a Starret (instrumentos de medição), Mkfuel (combustível), Ciser (parafusos e porcas), Impacto Protensão (usinagem de peças), Alltec (matérias compósitos), dentre outras”.

Saiba mais:
Site do projeto: www.aeromec.ufc.br
Veja vídeo dos testes com o avião Aikenflai do projeto de extensão AEROMEC-Aero Design UFC.