Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em:Português
Brasão da Universidade Federal do Ceará

Universidade Federal do Ceará
Centro de Tecnologia

Área do conteúdo

Equipe da UFC vence etapa continental do Desafio do Aço; estudante vai disputar final na Austrália

Data da publicação: 18 de dezembro de 2024 Categoria: Notícias
A equipe de estudantes do curso de Engenharia Metalúrgica da Universidade Federal do Ceará (UFC) brilhou na etapa americana da 19ª edição do Steelmaking Challenge (conhecido também no Brasil como Desafio do Aço), promovido anualmente pela World Steel Association. O evento, que desafia os participantes a produzirem aço com o menor custo por tonelada utilizando uma simulação virtual, contou com a participação de representantes de 120 empresas e 150 instituições acadêmicas de 34 países.

Os estudantes Daniel Aquer, Matheus Segundo, João Pedro Gonçalves e Victor Lima conquistaram, respectivamente, o primeiro, segundo, terceiro e quarto lugares na competição regional na categoria estudantil, reafirmando a excelência da UFC na formação de engenheiros metalúrgicos.

Daniel Aquer, representante da UFC, agora segue para a grande final mundial, que será realizada em Sydney, Austrália, no dia 8 de abril de 2025. Na categoria industrial, Leandro Ribeiro, analista de Metalurgia e Qualidade da empresa ArcelorMittal e ex-aluno da UFC, também levará o nome do Brasil e da Universidade para a final.

Com o apoio da ArcelorMittal e sob a orientação de engenheiros da unidade de Pecém, como Daniel Gouveia e Fernando Viana, além da professora Janaína Gonçalves Machado, da UFC, os participantes foram desafiados a otimizar o processo de produção de aço. A simulação incluía variáveis como seleção de sucata, consumo de eletrodos, adição de ligas, temperatura e tempo de produção, bem como a formação de escória ideal.

Os resultados obtidos reforçam o histórico de sucesso da UFC na competição. Desde 2009, a universidade participa do Steelmaking Challenge, acumulando títulos como campeã mundial em 2011/2012 e 2020/2021, além de dois vice-campeonatos em 2013 e 2015.

Fonte: Departamento De Engenharia Metalúrgica – DEMM

Logotipo da Superintendência de Tecnologia da Informação
Acessar Ir para o topo