Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em:Português

Estudantes e docentes do Centro de Tecnologia da UFC são premiados no I Congresso Brasileiro de Biotecnologia Industrial

Data da publicação: 9 de setembro de 2024 Categoria: Notícias

Durante o I Congresso Brasileiro de Biotecnologia Industrial, realizado de 25 a 28 de agosto, em Florianópolis (SC), estudantes de graduação e pós-graduação, juntamente com docentes do Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Ceará (UFC), foram amplamente reconhecidos por suas contribuições científicas. Trabalhos das áreas de Engenharia Civil e Engenharia Química foram premiados em categorias de destaque, demonstrando a excelência e a inovação presentes nas pesquisas da instituição.

Na categoria “Biotecnologia Ambiental”, o trabalho intitulado “Enhancing the anaerobic biometanization of swine manure with granular activated carbon addition”, dos autores Amanda de Sousa e Silva, Amanda Lima Moraes dos Santos, Isabele Clara Cavalcante Malveira, Bianca Holanda Albano Girão e André Bezerra dos Santos (docente da Pós-Graduação em Engenharia Civil: Recursos Hídricos, Saneamento Ambiental e Geotecnia – PosDEHA), conquistou o prêmio de melhor apresentação oral.

O grupo premiado, pertencente ao Environmental Technology Group (ETG) da UFC e à Rede de Pesquisa e Inovação em Energias Renováveis do Ceará (Rede VERDES), explorou a utilização de carvão ativado granular para aprimorar a biometanização anaeróbia de dejetos suínos, contribuindo para o aumento da produção de energia a partir da biomassa via metano.

Outra conquista veio do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química (PGEQ). O trabalho “Lipase eversa transform 2.0 immobilized in a blend of marine biopolymers”, de autoria de Rebeca Teixeira De Queiroz Montenegro (PIBIC/UFC), Allison Ruan De Morais Silva (estudante PGEQ), Luciana Rocha Barros Gonçalves (docente PGEQ/UFC) e Ivanildo José Da Silva Junior (docente PGEQ/UFC), foi premiado no eixo temático “Engenharia de Bioprocessos”.

Este estudo, resultado de colaboração entre o Grupo de Pesquisa em Separações por Adsorção (GPSA/UFC) e o Grupo de Pesquisa e Desenvolvimento de Processos Biotecnológicos (GPBio/UFC), destaca a valorização de resíduos por meio da produção de biocatalisadores heterogêneos. Os autores elaboraram um protocolo para a síntese de uma mistura de biopolímeros marinhos, composta por quitosana e iota-carragenana, para ser utilizado como suporte para a imobilização da enzima Lipase Eversa® Transform 2.0 por meio de adsorção.

Além desses, outro trabalho envolvendo a Profª Luciana Gonçalves também foi reconhecido. Intitulado “Mathematical modeling of amoxicillin synthesis at high ester concentration”, o estudo recebeu o prêmio de melhor apresentação oral na categoria “Engenharia de Bioprocessos”. Com a participação de Ingrid Cabral Dos Santos, Lucas Figueiredo Formigosa, Mônica De Carvalho Pimenta, Letícia Eduarda Alves E Álvares, Mailson Batista De Vilhena, Luciana Rocha Barros Gonçalves (docente PGEQ/UFC) e Bruno Marques Viegas, esta pesquisa integra as atividades do GPBio na área de modelagem e simulação de processos enzimáticos, sendo desenvolvida em parceria com o Grupo de Engenharia de Processos da Amazônia da Universidade Federal do Pará (GEPAM/UFPA).

O estudo explora a síntese enzimática de amoxicilina em altas concentrações de ésteres, utilizando modelagem matemática e estimação de parâmetros através do método Monte Carlo Markov Chain (MCMC). O processo emprega o algoritmo Metropolis-Hastings em combinação com uma distribuição de probabilidade gaussiana.

As conquistas no I Congresso Brasileiro de Biotecnologia Industrial destacam a relevância das pesquisas realizadas no Centro de Tecnologia da UFC, evidenciando a capacidade inovadora e a dedicação dos seus estudantes e docentes na área da Biotecnologia Industrial.

Centro de Tecnologia (CT)
Universidade Federal do Ceará (UFC)
Secretaria de Comunicação e Marketing (UFC Informa)