Homenagens e agradecimentos marcam cerimônia de transmissão de posse do Centro de Tecnologia

Data de publicação: 26 de outubro de 2015. Categoria: Notícias

Com a presença de membros da Administração Superior da UFC, professores, alunos e servidores técnico-administrativos do Centro de Tecnologia, o novo diretor, Prof. Carlos Almir Monteiro, e a primeira vice-diretora do Centro de Tecnologia, Profª Diana Cristina Azevedo, receberam o cargo de gestão na tarde da última segunda-feira (26).

ft cerimonia posse 2015Encerrando oito anos de gestão, o professor José de Paula Barros Neto fez um balanço dos avanços de seu mandato e recebeu agradecimentos e homenagens do corpo docente. Em seu discurso de posse, o novo diretor, professor Carlos Almir, anunciou metas para a unidade acadêmica e nova equipe de diretores adjuntos de Ensino, Pesquisa, Extensão e Relações Interinstitucionais do Centro.

Veja fotos da cerimônia

O Vice-Reitor da UFC, professor Custódio Almeida, lembrou a presença constante da direção do CT nas articulações da governança acadêmica durante os últimos anos e agradeceu a cooperação de professores, alunos e servidores técnico-administrativos cursos de Tecnologia. “O CT UFC é uma marca nacional em Engenharia, Arquitetura e Design e a UFC só se orgulha desta unidade acadêmica e dos seus 60 anos”.

O vice-Reitor estimulou também a ousadia para a próxima gestão “o novo pressupõe a ousadia e, na universidade, isso passa pela escuta. Se a capacidade de inteligência que tem o Centro de Tecnologia, for ouvida pode trazer grandes transformações”, declarou.

O ex-diretor, professor José de Paula Barros Neto, definiu a transição de gestão como “um momento salutar de renovação do Centro de Tecnologia”. Entre as conquistas alcançadas nos cursos de graduação, relatou o aumento do número de ingressantes de 520 em 2007, para 814 em 2015, também a contratação de 115 novos professores e 38 novos servidores técnico-administrativos. Citou a ampliação física de 8.500 metros quadrados em 48 obras, nas quais foram investidos 19 milhões de reais. (leia discurso completo)

Sobre a experiência de quase uma década na gestão acadêmica, Barros Neto pontuou a abertura ao diálogo. “Este período foi um momento de muito aprendizado, saber escutar as diferenças, negociar os interesses diversos de unidades tão heterogêneas. A gestão, por sua vez, é uma grande oportunidade para se conhecer melhor a Universidade, para se conhecer a dificuldade de se resolver. Trabalhei todos estes anos procurando atender a todos da forma mais cordial possível, trabalhando pelas demandas de todos os cursos e departamentos sem privilegiar ou desmerecer nenhum”, lembrou ele.

O diretor recém-empossado, professor Carlos Almir Monteiro de Holanda, disse receber o cargo com orgulho, responsabilidade e humildade. Classificou o ensino de graduação como “a maior responsabilidade com a sociedade cearense e brasileira” e declarou aos universitários: “queremos que vocês sintam orgulho de pertencer ao maior e melhor Centro de Tecnologia. É com vocês, e para vocês,que desejamos concretizar sonhos e aprofundar o sentido de pertencimento ao nosso Centro” (leia discurso completo)

Na solenidade, foi apresentada a nova equipe de diretores-adjuntos: no Ensino, Prof. Bruno Bertoncini; na Pesquisa, Prof. Luiz Henrique Barreto; na Extensão, Prof. Abraão Freires; e nas Relações Interinstitucionais, Prof. Carlos Estêvão Rolim.