Integração de conhecimentos é o desafio de novos engenheiros e arquitetos formados pela UFC

Data de publicação: 13 de agosto de 2015. Categoria: Notícias

Na noite de ontem, a UFC concedeu o grau de bacharelado a alunos do curso de cursos de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil, Engenharia de Produção Mecânica, Engenharia de Teleinformática, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia Metalúrgica, Engenharia Química e Engenharia de Petróleo.

O professor do Departamento de Engenharia de Teleinformática, professor Helano de Castro, foi o orador da cerimônia. Em seu discurso, ele estimulou a integração de saberes em diversas áreas do conhecimento;

“Nossas intervenções no mundo afetam outras vidas, que por sua vez nos afetam. É fundamental reconhecermos que em qualquer atividade humana, a vida deve vir em primeiro lugar. Assim, nenhum problema está confinado exclusivamente a área técnico-científica, e portanto, nenhuma solução pode levar em conta apenas aspectos técnicos-científicos.

Ciência, Tecnologia, Humanidades e tantos outros termos usados para delimitar o conhecimento, são invenções dos homens, não da Natureza, pois a Natureza é uma só. Os conhecimentos que adquirimos, em nosso processo de formação acadêmica, são apenas parte de um todo muito maior, e que, portanto, a conversa entre saberes é importante”, proferiu.

Leia o discurso na íntegra

Veja fotos da cerimônia