Laboratórios da Engenharia Química são premiados por pesquisas em energias renováveis
Data da publicação: 20 de agosto de 2014 Categoria: NotíciasDois laboratórios do Departamento de Engenharia Química da UFC foram premiados pela Rede Mundial de Energias Renováveis em congresso realizado em Londres no início deste mês. O Laboratório de Combustíveis e Lubrificantes (LCL), fundado há doze anos, e o Núcleo de Pesquisas em Lubrificantes Prof. Ícaro de Sousa Moreira (NPL), criado em 2011, desenvolvem processos e métodos de avaliação para biodiesel e biolubrificantes a partir de fontes renováveis, como óleos vegetais.
O destaque recebido no Congresso Mundial de Energias Renováveis (World Renewable Energy Congress – WREC, ocorrido de 3 a 8 de agosto) foi o primeiro prêmio internacional recebido pelos dois centros de estudos.
A missão desta rede, a World Renewable Energy Network, é alinhar esforços de laboratórios, agências, companhias e pesquisadores de todo o mundo no fomento e difusão da aplicação de energias renováveis em vista da sustentabilidade ambiental. O coordenador do NPL e professor do Departamento de Engenharia Química, Célio Cavalcante, é membro do comitê do WREC e tem feito a mediação entre a UFC e a Rede de pesquisa.
Uma das aplicações dos biolubrificantes, um dos produtos patenteados por esses laboratórios, é em equipamentos de grande porte na indústria agrícola e naval, já o uso de biocombustíveis em larga escala reduz a emissão de gases poluentes. Uma das atividades atuais do LCL é monitorar a qualidade das amostras de biodiesel através do programa da Agência Nacional de Petróleo, já os métodos e processos estudados no NLP seguem as demandas estratégicas da PETROBRAS na área.
O coordenador operacional do NPL é o professor Murilo Tavares Luna, cuja tese de doutorado foi voltada ao melhoramento de produtos para a indústria de petróleo e bioderivados. O pesquisador destaca que os projetos e produtividade do grupo na área foi um dos critérios para a concessão do prêmio.