Lançado o livro “Fundamentos de Gestão de Projetos”, de autoria de Professores do Departamento de Teleinformática.
Data da publicação: 19 de abril de 2016 Categoria: NotíciasO livro “Fundamentos de Gestão de Projetos” é de autoria dos professores Francisco Rodrigo Porto Cavalcanti e Jarbas Aryel Nunes da Silveira, ambos do Departamento de Engenharia de Teleinformática, do Centro de Tecnologia da UFC. O livro é resultado da experiência dos autores como professores de cursos de graduação, pós-graduação e de extensão sobre gestão de projetos, assim como da atuação deles como gerentes de projetos na área de tecnologia. O material se propõe a ser uma introdução ao tema para estudantes de graduação e abrange o que se convencionou chamar de gestão de projetos clássica ou tradicional. Dessa forma, irá se beneficiar mais do conteúdo o estudante que inicia sua transição para uma carreira profissional: o estagiário, o trainee e mesmo o jovem profissional em início de carreira.
A obra é também recomendada para gerentes de projetos, executivos e diretores envolvidos com a aprovação/avaliação/autorização de projetos e como leitura complementar para as disciplinas Gestão (ou Gerenciamento ou Administração) de Projetos e Gestão (ou Gerenciamento ou Análise) de Riscos em Projetos dos cursos de graduação de Administração, Engenharia e Tecnologia da Informação. O livro aborda conceitos introdutórios sobre gestão de projetos assim como conceitos mais avançados tais como a gestão de portfólios de projetos e gestão quantitativa de riscos. Ao final de cada capítulo são propostos exercícios teóricos e práticos e leituras complementares. O livro está disponível nas principais livrarias em formato impresso e eletrônico.
Sobre o tema “gestão de projetos”
Gestão de projetos é uma área do conhecimento interdisciplinar que vem ganhando importância crescente para organizações públicas e privadas. Projetos são empreendimentos únicos, temporários, com objetivos definidos, executados por pessoas sob restrições de recursos e qualidade ou desempenho. Exemplos de áreas de aplicação intensa de gestão de projetos incluem: engenharia civil, engenharia espacial e aeronáutica, engenharia de telecomunicações, desenvolvimento de sistemas baseados em tecnologias da informação e das comunicações (TICs), dentre muitas outras. Considerando os paradigmas de inovação e economia do conhecimento, a gestão por projetos é praticamente onipresente, em algum nível, em todas as organizações públicas e privadas.
Gestão de projetos tem ganhado significativa aceitação e se consolidado como uma opção de formação complementar em nível de extensão ou pós-graduação para profissionais das engenharias, cientistas, bacharéis e técnicos em computação, administradores, economistas, dentre outros. Grande parte dessa demanda se justifica em áreas cujos negócios são naturalmente orientados a projetos. Dentre essas destacam-se setores que atuam com inovação em produtos, serviços e processos. Espera-se que uma maior adoção de gestão de projetos traga benefícios estratégicos para organizações tanto do setor privado quanto do setor público tais como, a maior aderência a objetivos de escopo, custo, prazo e qualidade de seus projetos; e o emprego mais eficiente de recursos humanos, materiais e financeiros no desenvolvimento de seus projetos resultando em uma taxa de sucesso superior.
Fonte: Prof. Francisco Rodrigo Porto Cavalcanti – fone:991700330