Ministro das Comunicações visita laboratório e anuncia apoio a pesquisas em tecnologia 5G
Data da publicação: 6 de novembro de 2015 Categoria: NotíciasNa manhã desta sexta-feira (6), o ministro das Comunicações, André Figueiredo, foi recebido em visita institucional ao Grupo de Pesquisa em Telecomunicações Sem Fio da UFC, o Gtel, no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra.
O fundador do laboratório, professor Rodrigo Porto, o diretor do Centro de Tecnologia, professor Carlos Almir Monteiro de Holanda e a equipe de pesquisadores mostraram as instalações e projetos do Grupo, como o método de transmissão direta entre aparelhos eletrônicos, o D2D (device-to-device). “O Gtel tem pesquisas relacionadas à Internet das coisas, onde a tecnologia 5G avança rapidamente”,afirmou o ministro.
Em outubro, junto à comitiva da presidenta Dilma Roussef, que visitou a sede da multinacional Ericsson na Suécia, o ministro André Figueiredo conheceu as pesquisas em telefonia móvel de quinta geração em desenvolvimento. O CEO da empresa, Hans Vestberg, anunciou o início de testes no Brasil destas inovações no próximo ano.
Também neste encontro, Figueiredo soube que a Universidade Federal do Ceará possui um dos centros de pesquisa mais avançados na área, o que motivou a vinda ao Gtel. “É motivo de muita honra este trabalho consolidado”, elogiou.
Segundo ele, a telefonia 5G tem comercialização prevista para 2020, e prometeu buscar recursos através do Fundo Nacional de Telecomunicações, o Funtel, para o avanço destes estudos.“Queremos ser parceiros do GTEL e buscar recursos para fazer do Ceará um pólo de inovação”, anunciou André Figueiredo.
O fundador do G-Tel e professor do Departamento de Teleinformática da UFC, Rodrigo Porto, avalia a cooperação entre UFC e a multinacional como “uma das mais bem-sucedidas e duradouras em todo o País, no contexto universidade-empresa”. A equipe do laboratório é formada por engenheiros, professores e alunos de Engenharia e de Computação da UFC. Para o professor, um dos principais resultados da parceria é a “formação de alunos de graduação e pós-graduação com elevado nível de conhecimento técnico obtido nas atividades dos projetos e nos estágios feitos na Suécia”, destaca.