Professor da Universidade da Califórnia explana sobre a matemática do movimento

Data de publicação: 24 de junho de 2015. Categoria: Notícias

Os modelos matemáticos utilizados para representar movimentos em simulação computacional são tema da palestra do professor doutor James A. Sethian, catedrático da Universidade da Califórnia em visita ao Departamento de Teleinformática da UFC para palestra aberta ao público, dia 29 de junho, às 10h, no Auditório do Bloco 725, no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra.

“A Matemática do Movimento de Interfaces: impressoras industriais, semicondutores, imageamento médico e bolhas de sabão” é o título da sua conferência, que explicará como a aplicação industrial de algoritmos poderá levar à evolução da técnica de rastreamento de movimento em máquinas e dispositivos eletrônicos.

Membro da Academia Nacional de Ciências e da Academia Nacional de Engenharia, professor Sethian recebeu seu PhD em Matemática Aplicada, em Berkeley, em 1982, com uma análise da representação numérica de curvas e superfícies em movimento usadas na modelagem de combustão.

Atualmente, é professor de Matemática na Universidade da Califórnia em Berkeley, Chefe do Departamento do Laboratório Nacional de Matemática da mesma instituição e Diretor do Centro de Matemática LBNL avançados para aplicações de Pesquisa Energética.

Seu estudo sobre desenho computacional do movimento de curvas, superfícies, interfaces e frentes de onda recebeu prêmio da Sociedade para Matemática Aplicada e Industrial e da Sociedade Americana de Matemáticas. As pesquisas que relacionam cálculos matemáticos à recuperação de imagem em exames de tomografia também foi reconhecida pelo Conselho Internacional de Matemática Aplicada e Industrial.

Resumo da palestra

Interfaces de propagação nos cercam, e incluem ondas do mar, queima de chamas, crescimento de células biológicas, bem como os movimentos do robô, a propagação de derrames de petróleo, e as dinâmicas complexas de bolhas de sabão aparentemente simples.
Essas interfaces móveis compartilham muitas qualidades: elas aparecem em física e química complexa, e consistem em fronteiras que podem se torcer em maneiras complicadas, bem como quebrar ou se fundir.

Ao formular esses problemas de uma forma um pouco não intuitiva, e então explorando a estrutura matemática das equações subjacentes, algoritmos altamente precisos podem ser construídos para calcular movimentos de interface em ambientes complexos. Estas técnicas podem facilmente acomodar fusão de fronteiras e a delicada física 3D de interface de movimento.

Essa palestra discorrerá sobre aplicações científicas e de engenharia dessas técnicas. Isto incluirá “Como impressoras de jato de tinta funcionam?”. “O que acontece quando a minha torneira pinga?” “Como podemos orientar sondas químicas através de materiais complexos?”. “Como são semicondutores construídos?” “Como podemos automatizar a detecção precoce da doença ocular?”. E, “Como fazer bolhas de sabão formar e romper?”

Organização: Laboratório de Visão, Imagens e Sinais (GPI/Labvis) Departamento de Teleinformática. Mais informações: Profa. Fátima Sombra. Telefones: 33669587 e 33669188.