Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Transportes tem sua primeira defesa de tese

Data de publicação: 22 de junho de 2015. Categoria: Notícias

Será defendida, no próximo dia 29, às 14h, no Departamento de Engenharia de Transposrtes (bloco 703- Campus do Pici), a primeira tese de doutoramento do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Transportes (Petran) da Universidade Federal do Ceará. Com o título “Dynamic bayesian statistical models for the estimation of the origin-destination matrix” (Modelos estatísticos bayesianos dinâmicos para estimação de matrizes origem-destino), a pesquisa é de autoria de Anselmo Ramalho Pitombeira Neto, professor do Departamento de Engenharia de Produção da UFC e doutorando do Programa.

A tese do Prof. Anselmo traz uma contribuição metodológica para a compreensão dos padrões de deslocamento das pessoas e cargas em uma cidade, possibilitando um planejamento urbano mais integrado e eficaz. A partir de experimentos computacionais com modelos de programação matemática, os resultados da pesquisa modelaram o volume de tráfego de uma região e propuseram alternativas para o controle.

O orientador do trabalho é o Prof. Felipe Grangeiro Loureiro. A banca examinadora será composta por: Prof. Carlos Felipe Grangeiro Loureiro, Ph.D. (UFC) (presidente), Prof. Bruno Vieira Bertoncini, D.Sc.. (UFC) (examinador interno), Prof. Francisco Moraes de Oliveira Neto, Ph.D. (UFC) (examinador interno), Prof. Claudio Barbieri da Cunha, D.Sc. (USP) (examinador externo), Prof. Luis Eduardo Carvalho, Ph.D. (Boston University) (examinador externo).

O Petran é o único programa de pós-graduação em Engenharia de Transportes do Norte e Nordeste brasileiro e tem como objetivo formar, nos níveis de mestrado e doutorado, pesquisadores e docentes, assim como capacitar profissionais do setor de Transportes em duas áreas de concentração, cada uma com três linhas de pesquisa: Infraestrutura de Transportes (Caracterização de Materiais, Mecânica dos Pavimentos, Gerência de Pavimentos) e Planejamento e Operação de Sistemas de Transportes (Mobilidade e Acessibilidade de Pessoas, Transporte e Logística da Carga, Tráfego Urbano e Rodoviário).

Segundo o Prof. Felipe Loureiro ,coordenador deste Programa de Pós-graduação, 126 dissertações de mestrado foram desenvovidas no PETRAN, muitas dessas pesquisas foram feitas junto a órgãos públicos, o que resulta na aplicação prática desses estudos.

Sua estrutura acadêmica se apoia em seus dois grupos de pesquisa – Laboratório de Mecânica dos Pavimentos (LMP) e Grupo de Pesquisa em Transporte, Trânsito e Meio Ambiente (GTTEMA). Atualmente, o corpo docente é composto por 10 professores permanentes, metade deles bolsistas de produtividade em pesquisa do CNPq. Desde sua implantação em 2000 (com doutorado a partir de 2011), foram formados mais de 100 mestres, com atuação em órgãos públicos, empresas privadas e instituições de ensino e pesquisa no Brasil e no exterior, confirmando a abrangência da inserção acadêmica e social do Petran.

As teses do Programa de Pós-graduação em Engenharia de Transportes podem ser acessadas pelo site do PETRAN

Fonte: Prof. Felipe Loureiro, Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Transportes (Petran/UFC) – fone: 85 3366 9488 – R-211