Projetos do Laboratório de Engenharia de Sistemas de Computação são apresentados em Feira Internacional de Tecnologia

Data de publicação: 25 de junho de 2015. Categoria: Notícias

Protótipos desenvolvidos no Laboratório de Engenharia de Sistemas de Computação (LESC), centro de pesquisa do Departamento de Engenharia de Teleinformática da UFC, foram apresentados em uma feira internacional de tecnologia realizada em Austin, capital do estado norte-americano do Texas em junho.

Representantes da empresa investidora, com a qual o laboratório desenvolve projetos, expuseram na  feira de inovações Freescale Technology Forum os protótipos denominados CPU Boards, cinco placas portáteis de circuito eletrônico, que podem ser acoplados a outros dispositivos e aumentar o seu poder de processamento, e In Dash, um aparelho eletrônico desenvolvido para veículos capaz de reproduzir de vídeos e músicas, permite localização GPS, acesso a internet 3G, TV digital, Bluetooth e conexão Wi-Fi.

Segundo o coordenador do LESC, professor Helano de Souza Castro, também coordenador do Curso de Graduação em Engenharia de Computação da UFC, esses são “projetos de alto teor de inovação”. Em vídeo de divulgação, o diretor da empresa parceira do laboratório, Sílvio Corelli, demonstrou as funcionalidades das placas eletrônicas ao público do evento e ressalta a importância de desenvolver a tecnologia nacional. “O mais bacana é ser projetado e fabricado por brasileiros, você compra lá, não precisa ficar importando”.

Professores e alunos da UFC desenvolvem pesquisas no LESC há onze anos. O Laboratório faz parte da rede SIBRATEC, Sistema Brasileiro de Tecnologia, responsável por articular e aproximar da comunidade científica e tecnológica com as empresas, a fim de fortalecer o desenvolvimento tecnológico brasileiro.