Data de publicação: 11 de outubro de 2022. Categoria: Notícias
O Ramo Estudantil IEEE da Universidade Federal do Ceará, sede Fortaleza, recebeu 2 prêmios do Institute of Electrical and Electronics Engineers – IEEE, a maior organização técnico-profissional do mundo dedicada ao avanço da tecnologia em benefício da humanidade.

Com 8 meses de fundação, a organização estudantil, composta por cerca de 25 alunos distribuídos entre 5 engenharias e orientada pelo chefe do Departamento de Engenharia Elétrica, conquistou o prêmio de Ramo Revelação do Brasil — para organizações com até 2 anos de fundação — e o prêmio internacional “IEEE Regional Exemplary Student Branch Award 2022” — dentre os 3565 Ramos Estudantis IEEE em mais de 100 países, foram 12 premiados na América Latina e Caribe e 5 no Brasil.

O Instituto, através dos prêmios, visa reconhecer o desempenho do voluntariado dos estudantes. Ambos são concedidos para organizações que cumprem uma série de critérios que as caracterizam como “exemplar”. Tais critérios compreendem diversos aspectos da administração, como o planejamento estratégico, gestão de pessoas, recursos e conhecimento, desenvolvimento de iniciativas que se estendem pela tríade universitária (Ensino, Pesquisa e Extensão), parcerias, compromisso de seus voluntários, compartilhamento de conhecimento com as outras unidades brasileiras e internacionais, e crescimento sustentável.

Sobre o IEEE

Fundado em 1884, o Instituto visa atender profissionais envolvidos em todos os aspectos dos campos elétrico, eletrônico e de computação e áreas relacionadas de ciência e tecnologia que fundamentam a civilização moderna.

Hoje, possui mais de 400 mil membros em mais de 160 países, com cerca de 125 mil membros estudantis. O IEEE sempre se manteve à vanguarda do conhecimento nas mais diversas áreas, patrocinando unidades organizacionais, sociedades técnicas, projetos de desenvolvimento tecnológico e de impacto social, conferências, revistas etc.

Fonte: Prof. Luiz Henrique Silva Colado Barreto – Chefe do Departamento de Engenharia Elétrica da UFC