Renovação curricular e incentivo a empreendedorismo serão metas do Centro de Tecnologia a partir de 2015

Data de publicação: 14 de janeiro de 2015. Categoria: Notícias

Foram anunciadas, na cerimônia anual do Dia do Engenheiro, Arquiteto e Ex-Aluno, realizada na manhã de ontem (11.12.2014), as estratégias do Centro de Tecnologia para os próximos anos. Em seu pronunciamento, o diretor do CT, professor José de Paula Barros Neto, enumerou os projetos e ações propostas pelo corpo docente do Centro para o Ensino, Pesquisa e Extensão.
A primeira delas é o processo de atualização curricular nos cursos de graduação que será iniciado a partir de uma “ampla discussão com a sociedade, a Indústria e o Governo”. Serão rediscutidos os métodos de ensino e o combate à evasão a fim de modelar “currículos modernos e atrativos para os alunos”, afirmou o Diretor.

O Centro de Empreendedorismo, ação de Extensão já aprovada pelo Conselho do CT, irá “promover a formação de competências empreendedoras nos alunos do Centro de Tecnologia”. Uma equipe de professores, alunos, consultores e engenheiros egressos deve incentivar as empresas juniores, orientar os estudantes a participar de editais e concursos de inovação e despertar neles o engajamento na busca de soluções tecnológicas para o Ceará aumentando a produtividade no Estado e contribuindo com o desenvolvimento socioeconômico. Representantes de Parques Tecnológicos, Institutos de Desenvolvimento , SENAI, SEBRAE, entre outros serão convidados para palestrar aos alunos de Engenheria, Arquitetura e Design da UFC.

Acompanhar os alunos formados pelo CT e atrair a experiência deles no apoio aos cursos de graduação é a meta do projeto Alumni, que também será implementado a partir de 2015. A finalização de blocos de departamento e laboratórios também foi anunciada. Diante de professores, servidores, alunos e seus familiares, presentes na cerimônia para a entrega de certificados aos concludentes com o melhor rendimento acadêmico em 2014, o diretor declarou que “O Centro de Tecnologia tem se preparado para atender às necessidades da sociedade e isto não teria acontecido se não fosse o compromisso desta instituição com o ensino público de qualidade”.

O professor Jesualdo Farias, Reitor da UFC, que também já dirigiu o CT durante cinco anos, foi homenageado com a Medalha Paulo de Frontin, comenda que afirmou ser um dos “troféus mais preciosos e lembranças mais marcantes” de sua trajetória. “O Centro de Tecnologia se transforma a cada dia na consolidação de sua infraestrutura expandindo as suas estruturas de ensino de pesquisa e de inovação”, resultado esse de uma “obra coletiva, na qual se investiram talento e muita abnegação”, elogiou o Reitor.

Retrospectiva 2014.

Resgatando os principais acontecimentos deste ano, Barros Neto listou prêmios recebidos por professores, alunos e laboratórios do Centro de Tecnologia, a colação de grau da primeira turma dos cursos de Engenharia de Petróleo, Ambiental e de Energias Renováveis, os grandes eventos promovidos no CT, novos convênios assinados com universidades estrangeiras, e a boa avaliação das graduações do Centro em revistas especializadas, como o Guia do Estudante.

O diretor lembrou também a colaboração dos quatro professores do CT que morreram neste ano. Professor Alexandre Moreira de Moraes, “adorado pelos alunos pelo seu compromisso com o que se envolvia”, o professor João José Evangelista Rabelo “defensor ferrenho da qualidade do ensino de graduação” e os professores aposentados René Gouveia Miranda e Roberto Oscar Brasil “espero que a lembrança deles inspire gerações futuras na busca no exercício profissional de forma ética”, disse ele.
Engenharia Elétrica – 40 anos

Neste ano o curso de Engenharia Elétrica celebra 40 anos de história, criado em 1974 para atender a necessidade de profissionais para a Companhia Elétrica do Estado, a graduação passou de um perfil técnico para “um curso com formação completa”, como explicou o Chefe do Departamento de Engenharia Elétrica, professor Luiz Henrique Silva Colado na cerimônia de ontem. Atualmente o curso já formou 1258 engenheiros eletricistas, 108 mestres e 13 doutores.

O Centro de Tecnologia nomeou oficialmente o bloco 705 como Jesamar Leão de Oliveira em homenagem a este professor emérito, fundador do curso de Engenharia Elétrica. Os primeiros alunos e professores desta graduação estiveram presentes na tarde de ontem na cerimônia que lembrou a história do curso. O professor Ricardo Thé, um dos 33 primeiros engenheiros eletricistas formados pela UFC, nove dos quais retornaram como docentes, apresentou as memórias do curso. “Uma coisa não mudou ao longo destes 40 anos: o compromisso do aluno com o curso, o comportamento ético de que jamais desistem”, afirmou ele.

Saiba mais: Na manhã de ontem foi entregue o novo bloco administrativo do Departamento de Engenharia Estrutural e Construção Civil, prédio que comporta 13 salas de gabinete, duas salas de aula, três salas de projeto, sala de estudo, de reunião, secretarias e chefia de departamento, sala de informática e as instalações do Grupo de Pesquisa em Construção Enxuta (GERCON)