Sessão solene da Assembleia Legislativa homenageia 60 anos do Centro de Tecnologia UFC

Data de publicação: 9 de outubro de 2015. Categoria: Notícias

No dia 15 de outubro, a Assembleia Legislativa do Ceará realizou sessão solene em comemoração ao cinquentenário do curso de Engenharia Química e aos sessenta anos do Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Ceará. A cerimônia aconteceu no Plenário Treze de Maio na sede da Assembleia.

Nove ex-diretores do Centro de Tecnologia foram homenageados com placas de : Prof. Vicente de Paulo Pereira Barbosa Vieira (gestão de 1972 a 1976); Prof. Alexandre Dúlio Vieira Diógenes (1987 a 1989); Prof. Hugo Alcântara Mota (1990 e 1991); Prof. Jorge Pereira Mota (maio a setembro de 1990); Prof. Antônio Nunes de Miranda (1991 a 1995); Prof. Antônio Eurico Belo Torres (junho a outubro de 1995); Prof. Antônio Ernesto da Silva Pitombeira (1995 a 2003); Prof. Jesualdo Pereira Farias (2005 a 2007); Prof. José de Paula Barros Neto (2008 a 2015). Em homenagem póstuma, serão lembrados os professores Paulo Augusto Campos de Morais e Antônio Telmo Nogueira Bessa.

O Centro de Tecnologia surgiu a partir da antiga Escola de Engenharia, criada pela UFC em 1955. Em 1973, integrando também a Escola de Arquitetura, foi fundada a unidade acadêmica que hoje abriga os cursos de Arquitetura e Urbanismo; Design; Engenharia Ambiental; Engenharia Civil; Engenharia de Computação; Engenharia de Energias e Meio Ambiente; Engenharia de Energias Renováveis; Engenharia de Petróleo; Engenharia de Produção Mecânica; Engenharia de Telecomunicações; Engenharia de Teleinformática; Engenharia Elétrica; Engenharia Mecânica; Engenharia Metalúrgica e Engenharia Química.

“Formar pessoas capazes de aplicar, produzir e transferir conhecimentos científicos e tecnológicos, com excelência, nas áreas de Engenharia e Arquitetura, interagindo com as demais áreas do conhecimento, para atender às necessidades da sociedade, tornando-a mais justa, humana e produtiva” é a visão do Centro de Tecnologia. A instituição obteve o melhor resultado do Nordeste no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) e pretende,até 2025, estar entre as dez melhores unidades acadêmicas de formação em Engenharia, Arquitetura e Design do Brasil.

O corpo docente é formado por 210 professores, 165 deles com título de doutorado. Esses pesquisadores, além de dedicarem-se ao ensino, desenvolvem pesquisas nos mais de 50 laboratórios do Centro de Tecnologia. Atualmente, cerca de 4.000 alunos de graduação e 500 de pós-graduação estudam no CT, onde têm a oportunidade de realizar intercâmbios em universidades parceiras na França, Estados Unidos e Alemanha, entre outros países. A cada ano, são selecionados, por meio do Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM), 814 novos ingressantes.

O curso de Graduação em Engenharia Química da Universidade Federal do Ceará começou a funcionar no ano de 1965, tendo como ênfase a área de projetos industriais. Instalou-se inicialmente, no antigo Instituto de Química, transferindo-se em 1969 para a antiga Escola de Engenharia, hoje Centro de Tecnologia. Atualmente, ingressam 70 novos alunos todos os anos. Estudantes que receberão formação técnica e ética a fim de tornarem-se engenheiros químicos criativos, com espírito crítico e compromisso ético-social, preparados para pesquisar, desenvolver, projetar, acompanhar e aperfeiçoar processos e produtos químicos.