Reitor do ITA palestra sobre inovação e desenvolvimento na abertura da Semana de Tecnologia

Data de publicação: 16 de outubro de 2014. Categoria: Notícias

Dia 21 de outubro, o Prof. Dr. Carlos Américo Pacheco, Reitor do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), será recebido no Centro de Tecnologia da Universidade Federal do ceará para palestrar sobre inovação tecnológica e desenvolvimento na abertura da IX Semana de Tecnologia UFC Às 18h, no Auditório Cândido Pamplona (bloco 712- Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra) será realizada a cerimônia que dá início à programação da ST, de 22 a 24 de  outubro, com minicursos, palestras, visitas técnicas, desafios, promovidos anualmente pelos estudantes das dez graduações em Engenharia do CT. O evento será aberto ao público.

Neste ano, a proposta lançada pelo Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) para as 212 instituições em todo o País que, como a UFC, fazem parte da Semana Nacional (SNCT) é pensar sobre “Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social”.

Engenharia e inovação

Em sua palestra na UFC, o Reitor Carlos Américo Pacheco argumenta sobre o papel da inovação tecnológica na evolução de sistemas e políticas industriais no Brasil. Pacheco mostra como a atuação dos estudantes, engenheiros e instituições de ensino podem causar transformações econômicas e sociais para o País. “A Engenharia contribui constantemente, e sob diferentes aspectos, no desenvolvimento social. Os estudantes, durante o curso, podem se envolver com projetos de produtos que tenham impacto direto na vida das pessoas”, defende.

Inventos tecnológicos feitos por alunos do ITA, como luvas biônicas que traduzem a linguagem de sinais das pessoas surdas para som e texto e impressoras em código Braille, são citados pelo Reitor como potencial da técnica e da criatividade estimuladas na Universidade. Além disso, os estudantes são desafiados a desenvolver soluções tecnológicas de baixo custo em projetos locais e internacionais.

Na UFC, esse método de ensinar Engenharia também vem sendo aplicado, o resultado disso são ideias inovadoras de alunos, como o protótipo de dessalinizador acionado a energia solar criado pelo estudante de Engenharia Mecânica, Osvaldo Assunção Mendonça, um dos vencedores do prêmio Jovem Cientista do ano passado.

Desafios em larga escala a serem enfrentados pelos futuros engenheiros brasileiros também são mencionados por Pacheco: “Projetos de infraestrutura aeroportuária ou em saneamento básico também implicam no desenvolvimento social coletivo e talvez esta seja o grande desafio da engenharia: buscar soluções de impacto positivo em toda sociedade”, afirma ele.