Alunos do Grupo de Pesquisa em Telecomunicações Sem Fio (GTEL) e do Programa de Pós-graduação em Engenharia de Teleinformática (PPGETI) farão doutorado sanduíche na matriz da Ericsson na Suécia

Data de publicação: 6 de novembro de 2023. Categoria: Notícias
A tecnologia 5G ainda se populariza, mas as pesquisas das tecnologias que farão parte na próxima geração das comunicações sem fio já se desenvolvem. Nesse contexto, a parceria entre a UFC e a Ericsson pesquisa temas do que se espera para a nova geração das comunicações sem fio (6G). A parceria investe na formação de estudantes, publicação de resultados inovadores e enriquece a experiência dos alunos de graduação e pós-graduação.
Um dos resultados da parceria é a possibilidade de estadia de pesquisa de estudantes nos laboratórios na matriz da Ericsson na Suécia. Em 2023, dois alunos de doutorado do GTEL/PPGETI irão realizar pesquisas nas sedes de Estocolmo e Luleå. Michel Gonzaga e Ezequias Santana viajaram para a Suécia no dia 01/11/2023, onde ficarão por seis meses pesquisando e interagindo com os pesquisadores da Ericsson Research.
Os estudos de doutorado sanduíche dos dois alunos serão financiados pelo CNPq, através do projeto “Processamento Multi-antena Aplicado a Sistemas de Comunicações 6G: Suporte a Enlaces Críticos e Operação em Altas Frequências”, aprovado na chamada “No 26/2021 – Apoio à Pesquisa Científica, Tecnológica e de Inovação: Bolsas no Exterior” e coordenado pelo Prof. Yuri Silva.

Juntamente com Ezequias e Michel, uma equipe de professores da UFC – Rodrigo Cavalcanti, André Almeida, Igor Guerreiro, Victor Monteiro, Walter Freitas e Yuri Silva – estarão brevemente em Estocolmo para realizar um workshop de 1 semana de duração para apresentar resultados das pesquisas realizadas no âmbito da parceria e planejar os próximos passos da cooperação em direção aos sistemas 6G.

Fonte: Walter da Cruz Freitas Júnior – walter@gtel.ufc.br