Cooperação na chegada à Universidade; Curso Pré-Engenharia acontece de 9 a 13 de fevereiro

Data de publicação: 9 de fevereiro de 2015. Categoria: Notícias

Antes mesmo do início oficial do período letivo, 450 novos estudantes de onze cursos de Engenharia e Agronomia da UFC, inscritos no curso Pré-Engenharia, iniciaram hoje a jornada acadêmica que se estenderá pelos próximos cinco anos durante a graduação que escolheram.
Apostila em mãos, as turmas ocuparam as salas de aula do bloco 707 no Campus do Pici na manhã desta segunda-feira (9), mas quem inaugurou o início dos estudos não foram professores da UFC e sim estudantes veteranos, membros dos oito Programa de Educação Tutorial do Centro de Tecnologia.

Cerca de vinte organizadores encurtaram suas férias para promover o curso Pré-Engenharia, ajudando os alunos recém-chegados com as primeiras disciplinas que irão cursar e lhes orientando sobre a rotina universitária. Eles prepararam as apostilas com os exercícios e instruções das aulas que ministrarão durante toda a semana: Cálculo, Álgebra Linear, Programação Computacional (JAVA, PHP, C++) e Metodologia Científica.

Em sala de aula, antecipam o conteúdo do primeiro semestre, no intervalo, promovem atividades para que os alunos possam se conhecer. Elaboraram ainda um manual com mapa do campus, informações sobre intercâmbio e dicas de planejamento de estudos.

Divididos em comissões de coordenação geral, marketing, logística e materiais, os organizadores buscaram planejaram a melhor forma de ajudar os novatos. Letícia Fernandes Maranhão, estudante do terceiro semestre de Engenharia Química, é monitora nesta sétima edição do Pré-Engenharia. Quando ingressou na UFC, ela foi recebida pelo curso e lembra que as aulas de Cálculo e Álgebra Linear foram bastante úteis. Neste ano, ela se dispôs a colaborar na divulgação e aulas. “Revisei as matérias para passar o conteúdo da melhor maneira possível. O Pré-Engenharia serve para ajudar a relembrar algumas matérias e ensinar coisas novas, assim o aluno não chega tão perdido nos primeiros dias de aula”, explica ela.

Marcus Vinícius Nunes Guimarães, 20 anos, escolheu trancar o curso de Ciências Biológicas e ingressar no curso de Engenharia de Energias e Meio Ambiente. “É uma graduação que sempre tive vontade de fazer. Acho que eu iria me desenvolver muito mais na Engenharia, entrei bem otimista, espero gostar do curso”, afirma. No Pré-Engenharia ele pode revisar conteúdo de que vai precisar, como limite e derivada “foi muito interessante para lembrar os conceitos”.

O Pré-Engenharia vai de 9 a 13 de fevereiro. As aulas acontecem de 8h às 10h no bloco 707 do Centro de Tecnologia (Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra)

Contatos:
Fan page:facebook.com/preengufc