Nota de pesar: falecimento do Prof. José Liberal de Castro – Professor Aposentado do DAUD/CT

Data de publicação: 9 de setembro de 2022. Categoria: Notícias

O Centro de Tecnologia da UFC, através do Curso de Arquitetura e Urbanismo, pertencente ao Departamento de Arquitetura e Urbanismo e Design, lamenta profundamente o falecimento do Prof. Arq. José Liberal de Castro, um de seus fundadores, no dia 09 de setembro de 2022. Liberal, como era carinhosamente conhecido, nascido em Fortaleza/CE, no dia 21 de maio de 1926, formou-se arquiteto na Faculdade Nacional de Arquitetura, no Rio de Janeiro, em 1955, retornando ao Ceará no ano seguinte, quando passou a integrar os quadros técnicos e docentes da UFC, então recém-fundada. Foi um dos pioneiros da atividade profissional de arquitetura e urbanismo no estado, tendo sido um dos primeiros presidentes do Departamento do Ceará do Instituto de Arquitetos do Brasil – IAB/CE. Em 1965, em conjunto com Ivan da Silva Brito, José Armando Farias e José Neudson Bandeira Braga, com o apoio do Reitor Antônio Martins Filho, fundou a Escola de Arquitetura e Artes da UFC, aposentando-se no início dos anos de 1990. Profundo estudioso do patrimônio cultural edificado cearense e brasileiro, era Professor Emérito da UFC, entre outros diversos títulos e comendas, além de ser reconhecido como uma das maiores autoridades no assunto no país. Foi autor de inúmeros projetos arquitetônicos de grande relevância, dentre os quais o Estádio Plácido Aderaldo Castelo, o Palácio Progresso e o Hemoce. Atuou como representante do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN no Ceará, entre 1957 e 1982, e como sócio do Instituto do Ceará, desde 1995, produzindo diversos artigos sobre o patrimônio cultural cearense. Contribuiu intensamente para a formação de várias turmas de arquitetos e urbanistas, o que talvez tenha sido a sua maior e mais importante atuação profissional. Liberal de Castro deixa imensa lacuna em seu setor laboral e será sempre lembrado pelo seu temperamento questionador e arguto, pela generosidade que dispensava aos seus eternos alunos e a defesa incondicional de sua profissão. Que o seu exemplo sobreviva e inspire as futuras gerações de arquitetos cearenses. À enlutada família, nossas condolências e os nossos mais sentidos votos de pêsames.

Fonte: Departamento de Arquitetura e Urbanismo e Design da UFC.