Pesquisadores do GTEL e PPGETI recebem duas premiações no maior evento de telecomunicações e processamento de sinais

Data de publicação: 25 de outubro de 2023. Categoria: Notícias

Pesquisadores e alunos do Grupo de Pesquisas em Telecomunicações sem Fio (GTEL) e do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Teleinformática (PPGETI) da Universidade Federal do Ceará receberam dupla premiação no XLI Simpósio Brasileiro de Telecomunicações e Processamento de Sinais (SBRT 2023), maior evento científico nacional na área.

O artigo intitulado “Joint pilot and phase shift design for IRS-assisted MIMO communications”, dos pesquisadores Gilderlal Araújo e André Lima Férrer de Almeida, foi considerado o melhor artigo científico na categoria Telecomunicações.

Já o artigo intitulado “Tensor-based modeling/estimation of static channels in IRS-assisted MIMO systems” recebeu o prêmio de melhor artigo do SBRT 2023 na categoria Processamento de Sinais. Este último tem os pesquisadores Kenneth Brenner Benício, Fazal-E-Assim e Bruno Sokal e o Prof. André Lima Férrer de Almeida, todos da UFC, entre seus autores.

Ambos os trabalhos, desenvolvidos no contexto da cooperação de pesquisa entre o GTEL e a empresa sueca de telefonia Ericsson, propõem novas técnicas de transceptores e algoritmos para sistemas de telecomunicações baseados em superfícies refletoras inteligentes, tecnologia disruptiva e promissora para os sistemas de telecomunicações de sexta geração (6G). A pesquisa recebeu financiamento da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP), da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

O SBRT é o maior evento científico nacional nas áreas de telecomunicações e processamento de sinais. Em sua 41ª edição, o SBRT 2023 foi realizado entre os dias 8 e 11 de outubro, no Parque Tecnológico São José dos Campos, em São Paulo.

O ano de 2023 coincide com a disseminação da implementação dos sistemas 5G em território brasileiro. Espera-se que o sistema 5G permita o surgimento de diversas aplicações e integração de sistemas e ambientes. Adicionalmente, espera-se que novas demandas surjam a partir dessas novas aplicações. Baseado nesse cenário escolheu-se como tema do simpósio “Sistemas além do 5G (B5G): integração entre terra, ar e espaço”.

Fonte: Prof. André Lima Férrer de Almeida – e-mail andre@gtel.ufc.br