Professor da UFC é premiado pela melhor tese de doutorado no Encontro Nacional de Engenharia de Produção

Data de publicação: 25 de outubro de 2023. Categoria: Notícias

O Prof. Levi Ribeiro de Abreu, do Curso de Engenharia de Produção da Universidade Federal do Ceará, e seu orientador, Prof. Marcelo Seido Nagano, foram premiados no XLIII Encontro Nacional de Engenharia de Produção (ENEGEP 2023), realizado de 17 a 20 de outubro, em Fortaleza. O evento científico, considerado um dos mais importantes do Brasil na área, concedeu a eles o prêmio de melhor tese da Associação Brasileira de Engenharia de Produção (Prêmio ABEPRO 2023).

Intitulada “Contribuições para novas variantes do problema de programação da produção open shop: modelagem e métodos de solução”, a tese se enquadra na área de Pesquisa Operacional. “A programação da produção pode ser definida como a determinação de onde e quando as operações necessárias para um produto ou serviço serão alocadas e realizadas, definindo-se as datas para iniciar e terminar as operações necessárias, visando melhorar algum indicador de nível de serviço, como o atraso dos pedidos”, explica o Prof. Levi.

Segundo ele, na pesquisa realizada, foi estudado o ambiente de produção open shop, onde deve-se programar um conjunto de atividades/operações em recursos, não existindo uma rota predefinida para essas atividades. “O ambiente de produção open shop possui uma série de aplicações práticas, como em indústrias de injeção de plástico, telecomunicações, visitas a museus, programação de análises laboratoriais médicas e de liberação de produtos farmacêuticos”, esclarece.

A pesquisa foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da Universidade de São Paulo (USP) – Campus São Carlos, e teve o apoio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

“A premiação foi uma surpresa para mim. Foi uma honra ter minha tese selecionada dentre todas as inscritas e apresentadas em um congresso tão importante para a área como o ENEGEP. É a Pesquisa Operacional tendo destaque em nível nacional. Isso nos mostra que a área está crescendo e será referência na Engenharia de Produção”, comemora o professor.

Fonte: Prof. Heráclito Jaguaribe, chefe do Departamento de Engenharia de
Produção da UFC – e-mail: hjaguaribe@ufc.br